<$BlogRSDUrl$>

28.11.04

Os Álbuns de Santos Rufino - 16: o Hospital Miguel Bombarda. 

«Hospital Miguel Bombarda. Em cima: á esquerda, o Director do Hospital; á direita, o Chefe dos Serviços de Saude da Colónia», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. II («Lourenço Marques. Edifícios públicos, porto, caminhos de ferro, etc.»), Lourenço Marques, 1929.



«Um dos "quartos particulares" do Hospital», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. II («Lourenço Marques. Edifícios públicos, porto, caminhos de ferro, etc.»), Lourenço Marques, 1929.



«Uma enfermaria de 3.ª classe do Hospital Miguel Bombarda», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. II («Lourenço Marques. Edifícios públicos, porto, caminhos de ferro, etc.»), Lourenço Marques, 1929.



«Uma das enfermarias para indígenas», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. II («Lourenço Marques. Edifícios públicos, porto, caminhos de ferro, etc.»), Lourenço Marques, 1929.

Uma evidente estratificação social e racial: depois de uma «3.ª classe», destinada a colonos pobres (que também os havia, operários sobretudo), mestiços e indianos, a «enfermaria dos indígenas», para aqueles que estavam fora e abaixo da classificação social.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Visitors: