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4.4.10

A C.N.N. - Companhia Nacional de Navegação 
Na evocação das companhias de navegação do terceiro império colonial português, após a menção à Companhia Colonial de Navegação obrigatório se torna referir a sua grande rival, a C.N.N. - Companhia Nacional de Navegação.
Com a devida vénia, aqui se transcreve um resumo da sua actividade do site da Associação dos Amigos da Torre do Tombo (http://www.aatt.org/site/index.php?op=Nucleo&id=1639):
"A Empresa Nacional de Navegação (1881-1918) foi constituída no ano de 1881, mediante contrato com o Governo Português para efectuar a ligação de Lisboa a Moçâmedes, as ligações entre as ilhas de Cabo Verde e entre estas e a Guiné, por um período de 10 anos. Em 1918, a Empresa Nacional de Navegação foi transformada e passou a ser designada por Companhia Nacional de Navegação (1918-1985), em cujos navios se fez a maior parte do transporte dos contingentes militares, material, funcionários do Estado e portugueses que iam para os antigos territórios portugueses em África. Ao longo da sua existência a CNN incorporou parte da Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes (1919-1972), empresa cuja actividade estava ligada à CUF pelo transporte de matérias primas necessárias e de produtos saídos das unidades fabris dessa empresa.
A 3 de Maio 1985, por Decreto-Lei n" 138/85, e após várias tentativas de reestruturação, a CNN foi extinta, em simultâneo com a Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos (CTM)."





O mais emblemático dos navios da frota da C.N.N. foi o paquete "Príncipe Perfeito", ao serviço entre 1961 e 1976, transportando 1.000 passageiros nas suas cerca de 20.000 toneladas, concorrendo nas linhas de África com o "Infante D. Henrique" da C.C.N.

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